Seminário KonMari Method em NY, Abril de 2018 – Segundo Dia
Continuamos com o diário de bordo do seminário KonMari, se você perdeu a primeira parte pode acessar aqui. Vamos para o segundo dia, quando aprendemos em detalhes o passo a passo do método. #SparkJoy
Day 2
Segundo dia já acordei animadíssima! Chegando no evento já me considerava da casa. Na hora de escolher o lugar, a delícia de trocar de mesas sem ninguém determinar nada. Observo que ninguém guardava lugar para outras pessoas, muito diferente da nossa cultura.
Troco as primeira palavras do dia com minha amiga brasileira Naline e sempre tentamos não ficar juntas o tempo todo para poder sentir o maior número de experiências. Combinamos de ouvir muito para depois trocar nossas impressões sobre tudo.
No sábado continuamos no nosso intensivão de categorias. O método KonMari trabalha a organização por categorias (roupas, itens sentimentais, documentos) e não espaços (quarto, sala, cozinha).
Categoria 1: Roupas
Passamos boas horas falando sobre elas. Nunca pensei que roupa desse tanto assunto! É muito bom saber disso para entender melhor a nossa relação com os objetos e conseguirmos ajudar os clientes. Pegar cada peça de roupa e refletir sobre cada uma delas é o primeiro passo para a organização. Somente com o nosso toque em nossas roupas podemos entender o que sentimos por elas. Daí o descarte é mais simples. Por incrível que pareça nosso corpo reage ao tocarmos nossos objetos. Novo aprendizado que seguirei para minha vida também. Na dúvida se você sente alegria ou não, segure-o próximo ao seu corpo e a resposta virá.
Essa etapa contou com muitos subitens, dúvidas e esclarecimentos sobre todo o processo que acontecerá na casa do cliente. Contar com a experiência da Nosomi nos mostrando que um processo pode durar meses me fez acreditar que mudar um hábito faz com que você passe a ter autonomia e se relacione com seus objetos de maneira mais saudável.
Uma sessão deverá durar em média 5 horas. A outra será marcada com intervalos a fim de que o cliente possa fazer a parte dele e aprenda com seus próprios objetos a necessidade e importância ou não de cada um.
O destaque sempre fica para o papel da Consultora que deverá apoiar o cliente em suas escolhas, ajudar na triagem, dobrar as roupas e organizar o que fica e o que sai.
Categoria 2: Livros e papéis
Discussão detalhada sobre como não devemos descartar papéis com pressa ou sem ler um a um mas também a convicção de que podemos descartar praticamente tudo que guardamos e não consultamos à exceção de documentos legais.
A resposta é a caixa dos 3 meses, Mágica total! Colocar tudo numa caixa, aguardar 3 meses. Se depois desse tempo não nos lembrarmos do conteúdo, podemos doar ou descartar sem abrir. A sabedoria da simplicidade é realmente incrível! Já imaginei quantas caixas irei organizar para meus clientes, felicidade pura. SparkJoy!
A essa altura você deve estar se perguntado onde está Marie Kondo?
Ela retornará no último dia para uma manhã e um final de dia. Fomos avisadas e aí todo mundo ficou calmo. Como somos ansiosos, sempre sentindo falta do que não está presente e esquecendo que a consultora número 1 estava conosco.
Ainda sobre outras regras fomos encorajadas a não utilizar celulares, não fazer uso de stories ou mesmo do Instagram durante as aulas. Todo mundo cuidou de relaxar e aproveitar. Um breve alô para o insta no início dos trabalhos e celulares na bolsa o resto do dia. Desafio pra uns, alívio pra outros!
Ponto alto do evento sempre a querida intérprete que esbanjou simpatia e sincronicidade com gestual e entonação para que a gente pudesse rir e se divertir ao longo de um dia inteiro, o que me faz pensar em como somos dependentes uns dos outros e nem percebemos mais essa necessidade. Sem intérprete não haveria evento: simples assim.
Segundo dia e a família latina cresce e se aproxima mais. Começamos a trocar número de celular, e-mails e claro, formar um grupo para conversarmos depois do seminário. A animação era tanta que uma colega da França pediu para entrar no grupo para poder compartilhar conosco as experiências dela na distante Europa.
Voltando ao final do dia 2, acho que o cansaço bateu um pouco e diminui o ritmo. Voltei para o hotel para comer e relaxar, mas não sem antes dar uma volta pelo Central Park com a Naline, já companheira de caminhada.
Domingo seria dia de muitas emoções, precisava estar descansada!
(continua)