Onde está o seu quartinho da bagunça?
Quartinho da bagunça ou quartinho de jogos, será que você tem o quartinho em que todo mundo joga tudo e que ninguém tira e nem sabe o que tem? Então se você tem esse quartinho aí na sua casa, esse texto aqui é pra você.
Quem aí já ouviu falar de zona de conforto, zona de segurança? Pois é, o quartinho da bagunça é mais ou menos isso, aquele lugar onde o nosso cérebro só de pensar que vai rodar a maçaneta ele já entra em alerta do tipo
"Meu deus, ela vai abrir esse compartimento, essa caixinha de pandora e eu vou ter que enfrentar essa papelada toda, esses brinquedos, essas bonecas, essas camisetas, essas fotos de uma época que eu nem queria olhar, nossa!"
É isso aí gente, o quartinho da bagunça é pouco inspirador mas eu trago uma palavra de ânimo do livro do Charles Duhigg.
“Os hábitos, dizem os cientistas, surgem porque o cérebro está o tempo todo procurando maneiras de poupar esforço.” - do livro o poder do hábito.
O quartinho nem sempre é um quartinho? Como assim?
A gente tem esse hábito e te digo mais, eu vou usar o quartinho como metáfora, ele pode ser uma gaveta, pode ser um armário, pode ser uma prateleira e muita gente pode ter uma garagem, um cômodo de casa, enfim, todos nós precisamos olhar de maneira dedicada para esse quartinho da bagunça e entender o seguinte: fácil não vai ser mas ao abrir essa porta, cuidar da possibilidade de olhar tudo que tem lá dentro, certamente você vai criar um novo hábito e assim você vai ensinando o seu cérebro que
"Ok, ele não é confortável, não é o melhor lugar do mundo mas eu tô segura, eu vou seguir e vai dar tudo certo" e você vai construindo um novo hábito porque pra tudo que é novo o cérebro entra em alerta né? O que não é conhecido ele vai dizer pra você, "olha, volta pra zona de conforto, volta à zona de segurança" e é isso que às vezes nos impede de mudar. Muitas pessoas acham que o quartinho da bagunça é apenas fruto de desorganização e aqui, juntos, a ideia é tirar esse julgamento, o quartinho da bagunça ou o quartinho dos jogos é um lugar que faltou reflexão, enfrentamento, confronto e quando a gente fala em enfrentamento e confronto o cérebro já sai correndo! Porque ele sabe que vai ter que trabalhar e sair do lugar onde ele está. Mas o ganho todo está aqui ao passar por tudo isso, por todas as coisas que estão lá dentro.
Um novo hábito pode ser desafiador mas você merece essa tentativa!
Transformar um hábito antigo em um novo é sempre um desafio mas existem etapas para que você faça isso, um passo de cada vez. A parte que eu acho mais interessante é a de você observar o seu quartinho aí na sua casa e olha só, tenta se livrar dos julgamentos. Tenta imaginar o que você pode mudar com tudo isso e imaginar também a sensação maravilhosa que você vai ter quando você tiver ultrapassado essa barreira do "eu não sei o que tem lá dentro" e imaginar também que você pode colocar pra isso não apenas uma intenção mas também uma recompensa para depois disso tudo que você fizer (celebrar é uma delas). É muito bacana você imaginar que ao se deparar com as situações que estão dentro desse quartinho, nessa prateleira, dentro dessa caixa, você vai estar resolvendo muitas coisas na sua vida. Eu posso dizer pra vocês que essa tem sido a minha experiência com as minhas clientes. Quando a gente consegue passar por essa etapa, todas as outras vão fluindo, se resolvendo. Por que vocês podem imaginar envelopes e envelopes fechados com extratos bancários de uma década sem que você abra, sem que você mexa, é uma história que está lá dentro. E quando você visita essa história, você resolve essa história, descarta esse momento que não é mais necessário pra você agradece a experiência do aprendizado e segue para a sua nova vida.
Se desafie e se permita essa nova experiência
Então que tal hein? A gente colocar um desafio pra esse nosso papo de hoje, vamos dar uma olhada nesse quartinho da bagunça, nessa gaveta da bagunça ou esse quartinho dos jogos e descobrir o que de nós está lá dentro, o porquê de eu não estar olhando isso e conversar de maneira carinhosa aí com os seus pensamentos e dizer assim, olha, tá tudo bem, tá tudo ok, nós vamos juntos e a gente vai conseguir entender e resolver porque até hoje eu não mexi em tudo que tá aí dentro. Vai com fé que dá! Tenho certeza que depois você fizer vai se sentir super bem e vai entender o porquê você não mais querer fazer isso novamente e essa é a coisa maravilhosa de você adquirir um novo hábito: o enfrentamento das situações que você tem aí na sua casa, seja ela uma gaveta, um armário, uma prateleira. Isso é o fantástico mundo da transformação. É desafiador ? é! Mas transforma a vida, isso eu posso te dizer.
Será que é por que o nosso cérebro não quer fazer esforço ? Você já ouviu falar disso?
- Enfrentamento, confronto.
- Bases teóricas: Tal Ben - Shahar, sobre procrastinação. Charles Duhigg, O poder do hábito.
Antes feito que perfeito
Os procrastinadores geralmente acreditam que devem estar no clima certo para começar a fazer algo que realmente devem querer. No entanto, este não é o caso.