KONMARI, o verbo
Somente pessoas incríveis e revolucionárias tem seus nomes conjugados em verbos e depois, em documentário.
Quantas pessoas você conhece que tiveram seu nome transformados em verbo? Em tempos de redes sociais e muitas celebridades, nada mais justo do que colocar a organização como top trends desde o surgimento de Marie Kondo no mundo da organização. Let’s Konmari?
Autora de livros best sellers de organização, Marie Kondo, de origem japonesa, vem transformando o mundo, aproximando culturas e desvendando os mistérios da organização definitiva. Seu livro “A mágica da arrumação” já vendeu mais de 8 milhões de cópias and counting.
Obstinada desde a infância pela organização dos ambientes em que vivia, tem dedicado sua vida a transformar ambientes em locais personalizados apenas com os objetos que nos trazem alegria para assim, podermos desfrutar da vida que sonhamos.
Escolher é o exercício que ela mais propõe. Tocar todos os objetos e a partir daí escolher apenas os que nos dão alegria, pode parecer superficial. Mas sinaliza, na verdade, um momento de profunda conexão com tudo que temos em nossas casas.
Sua caminhada inicial parece não ter sido planejada para um alcance tão grande, mas a mudança experimentada pelas pessoas que ela atendia no Japão era tão significativa, que as filas de espera para atendimento começaram a crescer. Sua fila de espera chegava a um ano e sua falta de horários pra atender tantos interessados, impulsionou o lançamento do livro.
Como todo processo transformador, vendeu mais de 8 milhões de cópias e rendeu a Marie Kondo mais uma reflexão: como atender as pessoas com esse método quando elas não conseguirem fazer sozinhas após lerem os livros? Dessa indagação veio o insgiht: o mundo precisa de consultoras KonMari. De novo, o verbo.
Em 2016 o primeiro Seminário para formação de consultoras aconteceu em São Francisco, Califórnia e Nova York. As primeiras consultoras foram certificadas e passaram a auxiliar Marie Kondo a espalhar a mágica da arrumação. O que antes era um livro, transformou-se num grande empreendimento, que hoje conta com 141 consultoras certificadas em todo mundo (até o momento que escrevi esse artigo) sendo eu, uma delas em processo de certificação. O processo todo tem 6 etapas e a excelência e o cuidado pelos objetos é um ponto forte na formação.
Nossa missão? Organizar o mundo para que as pessoas possam desfrutar de uma vida organizada e mais feliz no seu dia a dia.
Como todo sucesso, Hollywood não podia ficar de fora. Em fevereiro de 2018, aproveitando o especial “Valentine’s day”, Marie Kondo anunciou a sua parceria com a NetFlix: será lançada uma série com 8 episódios sobre arrumação de casas americanas.
Em nosso Seminário em Nova York também tivemos a presença de canais de TV do Japão e a presença da HBO em alguns momentos. Acho que já podemos considerá-la um sucesso, não é mesmo?!
A notícia de que a transformação do mundo pela organização estará no streaming Netflix, é certa. Gail Berman’s Jackal Group será o grupo responsável pela série. Se esse nome não te parece familiar, posso mencionar a produção da família Adams, que será lançada em outubro de 2019.
O próprio site da Empresa já anuncia a série informando que as pessoas poderão acompanhar a jornada de famílias que tiveram suas vidas transformadas pela Guru. Se sua curiosidade for grande como a minha, acompanhe o site do grupo: https://www.thejackalgroup.com/alternative-tv/tidying-up.
Em nossas conversas de bastidores no Seminário, falava-se sobre o lançamento ainda neste Outono de 2018, seguindo a estação nos EUA. Mas considerando que pressa e ansiedade não são características dessa guru, certamente 2019 será o mais provável. Pudemos ouvir dela mesma que suas atividades organizando casas estava em pleno vapor para a série. O que podemos esperar disso tudo? Spark Joy!
Assim como tantas tendências que nos são apresentadas, você pode imaginar e pensar que esse é apenas mais um livro e que talvez isso saia de moda já no ano que vem. Eu penso diferente. Se imaginarmos que 8 milhões de pessoas leram o livro, centenas de grupos no facebook mundial trocam diariamente experiências de organização e melhoria em suas vidas, consultoras sendo treinadas e depoimentos de vidas mudadas com a consultoria que oferecemos, posso te dizer que Marie Kondo veio para ficar e para aqueles que escolheram uma vida com aquilo que é essencial e por isso te faz feliz.
Separar o inútil do essencial e refletir sobre o que temos, nos empurra a pensar sobre o que queremos. Em um mundo com muita pressa, correria e barulhento, seja nas grandes cidades ou por nosso barulho interno, é um privilégio de conviver somente com os objetos que nos trazem alegria. Vejo que esse é o caminho com mais equilíbrio para decisões mais tranquilas.
Marie Kondo se tornou um verbo: KONMARI, seu apelido pessoal.
Quando queremos reduzir o número de objetos que temos já se fala mundialmente em “vou KonMari minhas coisas” ou “KonMari my things”. Me lembro de uma pessoa que também se transformou em verbo pelas palavras de Djavan: “Caetanear o que há de bom”, como que diz: cantar com aquela linda voz, canções que me tragam alegria. É muito significativo que seu nome seja sinônimo de uma ação: a de manter perto de si apenas o essencial que traz alegria. Obrigada Marie Kondo!
Algumas coisas vem para ficar e nos sacudir. Em um momento em que somos empurrados por absoluta necessidade de preservação do nosso planeta, precisamos repensar as nossas relações com os espaços que ocupamos e com nossos objetos. Se aliarmos nossa consciência com a alegria que Marie Kondo nos propõe acredito que nossa caminhada para um mundo melhor será mais leve.
Enquanto a série não sai no NetFlix, let’s KonMari the world!