De repente, Home Office. E o sonho de trabalhar em casa se tornou um pesadelo
Tudo começou com um “Queridos pais, a partir de segunda-feira as aulas estão suspensas em prevenção à pandemia de Coronavirus.”
Nunca um recado da escola causou tanta instabilidade nos lares como esse último relacionado a essa pandemia que estamos vivendo. De repente pais e mães não sabiam o que fazer com as crianças, muitos conseguiram se virar com suas redes de apoio e seguiram com a rotina de trabalho. Porém, 7 dias depois veio a temida notícia:
“A partir de segunda-feira nossos funcionários farão Home Office em prevenção à pandemia de Coronavirus” e mais, o governo sugeriu o isolamento social, classificou os grupos de risco (vamos combinar que a rede de apoio da maioria dos pais são os próprios pais, idosos acima de 60 anos) e você, que já estava se achando por ter conseguido resolver um problema, se viu perdido novamente.
Posso te falar que fácil não vai ser, mas a leveza sempre pode ser inserida nos contextos mais estranhos que vivemos. Separei algumas dicas para que vocês consigam se sentir acompanhados nesse período.
Converse sobre o que está acontecendo com clareza
Seja claro, se ainda não foi, sobre o que estamos vivendo. Explique que as famílias precisarão passar um tempo juntas até tudo isso passar. Não omita ou prometa coisas que não pode cumprir como: vai passar rápido, é só mais hoje. Claro, com a linguagem adequada para cada idade. Tem muito conteúdo online sobre isso, recorra a eles caso esteja com dificuldade em explicar o que está havendo.
Divisão de tarefas
Outra lenda urbana é que crianças não estão aptas a ajudar na rotina da casa. Baixe suas expectativas em relação a perfeição, a ideia é ter ajuda e entreter os pequenos, afinal se ele pode mexer em um smartphone certamente um aspirador de pó está dentro da realidade.
Reveja algumas dicas aqui: Filho e casa organizada, lenda urbana?
Pequenas reuniões com todos da família
Explique o que vai ocorrer ao longo do dia com seu filho, dependendo da idade você pode falar sobre as atividades do dia todo ou focar apenas em um período para não gerar ainda mais ansiedade. Criem juntos uma rotina de atividades de deveres e lazer, ok? Também não é hora de se tornar um general da educação, seus filhos estão tão ou mais assustados que você;
Faça intervalos para se conectar com as crianças
Já ouviu falar na técnica pomodoro? basicamente ela consiste em focar em tarefas por 25 minutos com intervalos de 5 minutos. Pode ser interessante conciliar suas tarefas com a das crianças, enquanto você resolve algo ela pinta 2 desenhos, após isso você pode dedicar 5 minutos para dar uma atenção mais integral à criança e acordar mais 25 minutos de outra atividade. Vai funcionar 100% do tempo? Claro que não! Mas pode ser uma forma de conseguir realizar pequenas tarefas como escrever 2 posts, fazer uma ligação rápida ou organizar o seu dia.
Crie um ritual para sinalizar que seu dia de trabalho terminou
Pense em algo divertido como tomar um banho juntos ou assistir um programa para sinalizar que seu dia de trabalho terminou.Vai te ajudar a se desconectar e vai marcar o sinal verde para o momento família sem tantas regras.
Crianças são crianças
Eu sei que a gente espera que tudo saia como planejado, mas crianças sempre nos surpreenderão. Querem atenção, se sentem inseguros ou possuem idade insuficiente para diálogo e colaboração. Minha ideia é te dar um roteiro, um guia, jamais te julgar por não conseguir seguir as dicas as riscas, ok?
No fim das contas estamos todos aprendendo. Você não está fazendo Home Office por opção e não teve tempo hábil para se preparar para isso, seja emocionalmente ou de maneira prática. Respeite e aceite que estamos passando por uma situação inédita e entenda que sua produtividade e ritmo não serão os mesmos, isso é um fato. A partir daí comece a construir suas soluções e respeite quando algumas delas não funcionar.