Atendimento WhatsApp
Como se tornar Home Organizer e por onde começar - Me Ajuda Mônica | Mônica Vieira

Como se tornar Home Organizer e por onde começar

Entenda como escolhi o método KonMari e me tornei organizer. Nossa história pode ser mais parecida do que você imagina!

Durante toda a minha vida, organizar sempre foi leve e natural, pois sempre foi algo ligado ao meu processo de busca de paz interior. Levantar e arrumar minha cama, por exemplo, é um hábito aprendido na infância que levei por toda a vida. Venho de uma família numerosa onde todos precisavam colaborar. Apesar de sermos em muitos: 5 filhas, agregados, pai, mãe e animais de estimação, sempre houve uma energia de tranquilidade em nossa casa pelas manhãs, mesmo sendo muita gente pra dividir o banheiro.

Acredito que as nossas atividades nos escolhem e vão nos conduzindo ao longo da vida. Arrumei muitos armário e gavetas para amigos e família e junto sempre dei dicas de funcionalidades. Tudo natural e com muita alegria. Ouvi muitas vezes que só aquela pequena dica ou o carinho tinha feito toda a diferença. Sempre fiz isso de forma leve, sem dar muita atenção ao quão profundo isso podia ser. Levou muito tempo para entender que a organização que eu proporcionava era realmente um diferencial na vida das pessoas. Acho que essa ficha só caiu recentemente, quando comecei a cobrar por esse serviço.

Mônica Vieira - Especialista em Organização

Se você me perguntar posso te dizer que me tornei aquilo que sempre fui: apoiadora dos amigos. Organizar era apenas parte de todo esse cenário.

Quando decidimos nos tornar Home Organizers precisamos perceber que vamos entrar no lugar mais íntimo e sagrado das pessoas: suas gavetas, armários, caixinhas, lenços, roupas íntimas, livros etc.. Nada é mais equivocado do que julgar pelas aparências, adjetivar as pessoas, propor soluções sem antes conversar e, acima de tudo, antes de oferecer acolhimento. Assim como na vida, nossas casas podem não estar refletindo o que vivemos naquele momento. É papel da Organizer propor o exercício da vida que o cliente imagina para si mesmo e, a partir daí, criar alternativas juntos para aquele ambiente de equilíbrio e serenidade que todos precisamos ter.

Organização não é sinônimo de sofisticação e sim de simplicidade dentro do que cada cliente entende por simples e funcional. Estar atenta aos anseios emocionais do local que organizamos para mim, é o diferencial entre tudo dar certo ou não.

Ler sobre as pessoas e sobre como elas se comportam, é mais profundo do que somente ler e estudar sobre como posicionar objetos e solução de armazenamento. Tudo isso é necessário também afinal, somos Organizers. Mas entender as necessidades do cliente, sem julgar quando entramos numa casa, é o passo mais importante para criar aquele vínculo necessário para o desenvolvimento de todo o processo.

Marie Kondo - A mágica da Arrumação

 

Acreditando no bem estar,  no não julgamento e em não propor soluções imediatas para os clientes, me fez cair de amores pelo método proposto por Marie Kondo, autora do livro “ A Mágica da arrumação”. Pra mim, esse foi  o caminho mais coerente e definitivo para a organização da casa e consequentemente da vida dos meus clientes. Dona de uma expertise adquirida ao longo de sua adolescência e por que não dizer infância, a autora cresceu no Japão e sempre foi obstinada em solucionar questões de espaço e bem estar emocional uma vez que acredita na harmonização da casa para uma vida ideal. Sempre fui adepta do simples, belo, funcional e perene e talvez por isso a linha de trabalho da Marie Kondo tenha me fascinado. Cada ensinamento faz muito sentido pra mim:

Calma no processo: Em nenhum momento ela propõe comprar objetos para o armazenamento até que toda a organização esteja pronta.

A bagunça é temporária: existe uma desordem natural durante toda a organização, não tem porque ficar ansioso no processo. Essa lição levo pra vida!

O foco está no que fica - SparkJoy: A solução está em permanecer com os objetos que nos trazem alegria, o descarte só ocorre quando escolhemos aquilo que nos faz feliz. Outro pensamento que levo pra outras áreas: relacionamentos, situações, empregos, insira qualquer área da vida e esse método te ajudará!

Outra diferença do método KonMari pros métodos tradicionais: As consultoras preparam lições para os clientes e juntos constroem o hábito da organização e como fazer disso uma atitude permanente. O cliente é parte permanente do processo, por isso não atendo na ausência do dono da casa, ele sempre deve estar presente.

Marie Kondo propõe organizar de uma vez toda a casa e, por consequência  a vida das pessoas irá se organizar. O método KonMari não tem “retorno para manutenção” e isso é revolucionário! Quando o cliente aprendeu como conduzir sua própria organização,  mudou seus hábitos e passou a honrar aquilo que tem, a consultoria se encerrou. Autonomia é algo que sempre procurei na minha vida pessoal e como mencionei antes, foi um valor de coerência aplicá-lo no meu trabalho.

Se o seu pensamento é se tornar uma Home Organizer avalie suas características pessoais, pense em como a organização entrou na sua vida e o que você imagina entregando para as pessoas que você vai atender.  O desalinhamento entre o que queremos fazer e simplesmente atuar numa área como tendência ou por modismo pode gerar uma imensa frustração em você e naqueles que você vai atender. A linha que você escolher será aquela que mais se adequa ao que você percebe como organização.

A minha formação como Life Coach agregou um valor inestimável ao método Marie Kondo que escolhi como linha de atuação. Levar ao clientes a reflexão sobre a vida que eles querem ter a partir da organização da casa, passa por entrevista e um longo protocolo de perguntas. Por isso comecei minha caminhada como Home Organizer pela minha formação de Life Coach, porque percebi a necessidade de entender as pessoas e a partir delas compreender que tipo de organização elas precisavam. A minha formação como consultora Marie Kondo alavancou ainda mais esse perfil uma vez que a metodologia envolve o cliente, propõe reflexões e cria uma vida nova.

Seminário KonMari Method em NY, Abril de 2018 - Mônica Vieira

 

Outra dica preciosa: muita leitura, seminários, vídeos, séries, filmes e perfis de profissionais nas redes sociais são uma fonte inesgotável de aprendizado. Acredito que como tudo que fiz ao longo da minha vida precisei me dedicar a procurar o que fazia sentido para mim e aí sim busquei os recursos para realizar a minha caminhada diária. Afinal, conhecimento é um área que precisamos sempre oxigenar.

Não tenha medo. Busque informações, converse com outros profissionais, invista em cursos e vá atrás dos seus sonhos. Quem sabe não nos vemos por aí?

Mônica Vieira Especialista em Organização
Consultora Certificada KonMari™

Meu propósito é ajudar você a se reconectar com a sua verdade, deixando seu dia a dia mais leve.