Como me tornei uma consultora KonMari
Estou muito feliz em dividir com vocês a finalização de um processo de certificação que começou em Janeiro deste ano. Sim, porque afinal tudo começou com a organização do tempo e da reserva financeira para essa caminhada. Hoje posso dizer: Integro um time de pessoas dos mais diversos países dispostas a organizar o mundo e espalhar alegria. Parece pretensioso, mas nada mais é que a missão de todas nós do time KonMari!
Antes de chegar lá!
Acho que preciso mencionar que falar inglês foi essencial para conseguir essa certificação. O curso, as interações nos grupos online, os Webinars e as provas, são todos em inglês. Me programar financeiramente também foi fundamental. Os Seminários acontecem em apenas 3 cidades: São Francisco, Nova Iorque e Londres. Portanto, prepare o bolso, porque o investimento é alto! O custo do Seminário, em 2018, foi de 2 mil dólares, e isso não inclui hospedagem, nem alimentação.
O Seminário começou numa Sexta-feira às 9h da manhã com encerramento às 17h e foi até o Domingo. Tivemos 3 dias inteiros para aprender muito sobre o método e trocar com participantes do mundo todo. As datas do seminários foram liberadas com 6 meses de antecedência e isso me possibilitou buscar preços de passagens e hospedagens compatíveis com o meu orçamento.
Consegui passagens em um voo saindo direto de Guarulhos para o JFK (NY tem mais de 1 aeroporto, fique atento aos custos de transporte até o seu hotel) e isso me economizou tempo e energia. Cheguei um dia antes por precaução de atrasos ou cancelamentos (sou assim mesmo), e fui surpreendida com um happy hour para quem havia chegado antes. Coisas de quem anda com tudo em ordem. Ser organizado não é ser chato!
Minha hospedagem barata foi fruto de indicação de uma das participantes no Grupo criado no facebook para o evento. Me hospedei no YMCA de NY e uma grata surpresa: local maravilhoso, localização perfeita. Para os mais exigentes o banheiro é coletivo, mas o custo benefício é fantástico. A academia fica liberada para quem se hospeda. Agora que já falei da preparação, listo algumas etapas para quem quer se certificar:
6 passos para se tornar uma consultora KonMari
1 - Leia o livro “A mágica da arrumação”
Somos todos convidados a ler o livro antes do seminário, o que faz todo sentido. Sem entender a filosofia seria improvável ter qualquer forma de dúvida. A troca é fundamental.
2 - Aplique a metodologia na sua vida
Uma vez que nos inscrevemos no Seminários, recebemos algumas tarefas. A mais desafiadora é provar nosso engajamento com a metodologia por intermédio de fotos da nossa casa com todos os cômodos fotografados para mostrar que nós também já passamos pelo processo. Essas fotos são submetidas à equipe que analisa e autoriza nossa participação no evento. Acredite: será mais produtivo passar pelo seminário se você já pratica a filosofia.
3- Participe de um Seminário KonMari
A partir do momento que nossas fotos foram aceitas, fomos adicionados ao Grupo do Facebook. Esse grupo fechado foi criado para o evento e tem o objetivo de engajar a comunidade. Fomos nos conhecendo antes do seminário e também nos ajudamos durante o processo de certificação. Fiz amigas e hoje nos falamos sempre que surgem dúvidas em relação a clientes, cobranças e desafios da profissão.
4 - Complete as horas obrigatórias
Sem pressa, focando em qualidade. Foi essa dica preciosa que recebemos do esquadrão Marie Kondo. É necessário completar 10 sessões de atendimento (de 3h e meia a 5h) com, no mínimo, 2 clientes diferentes. Devemos reunir os relatórios para enviamos para análise da equipe Marie Kondo. O objetivo é recebermos feedbacks e melhorarmos nossa compreensão na aplicação da metodologia. Após a análise dos relatórios, aguardei autorização para o exame, que é online. Foram 45 a 50 dias para o retorno de todos os relatórios avaliados e a autorização para o exame.
5 - Faça o exame para a certificação
O exame foi mais desafiador do que pude avaliar! Por contrato não somos autorizadas a mencionar qualquer detalhe dessa etapa da certificação. Mas posso dizer que após passar na prova há uma taxa de 500 dólares (anual) para participar do Grupo de Consultoras Mundiais do método KonMari e figurar no Portal Oficial.
6 - SparkJoy: Alegre-se e ajude os outros a se alegrarem também!
Essa é a última e mais importante etapa do método. SparkJoy significa espalhar alegria. Essa é a essência do método, para quem aplica e para quem ensina.
Eu imaginava que ia ser desafiador, mas não tanto!
Essa caminhada começou em Janeiro de 2018. Entre a inscrição, e a certificação, passaram-se 8 meses. Eu posso dizer que amei cada etapa.Junto comigo estão várias companheiras da América Latina, algumas ainda estão se certificando e buscando a excelência no método. Todas temos um objetivo em comum: alcançar o maior número de pessoas e levar essa alegria genuína a partir da organização das suas casas para o mundo.
Se o seu desejo é também ser agente de transformação e com isso alegrar o mundo, se desafie e faça você também o processo.
Se quiser conversar, me mande um e-mail. Vou adorar te ajudar!