Marie Kondo x The Home Edit: qual o melhor método pra organizar a casa?
Se você tivesse que escolher uma forma de organizar a casa, qual seria a melhor? Pois é, quase ninguém sabe responder essa pergunta, por isso que a profissão de personal organizer não para de crescer.
Vou me antecipar e já iniciar com um definitivo “não existe metodologia nenhuma no mundo que sirva para qualquer pessoa.” Dito isso, vamos pro que interessa: definir um método pra finalmente se tornar a tão sonhada “pessoa organizada”.
Pessoas são únicas e por isso existem sistemas para diferentes características de personalidade. Para uns o impacto visual é necessário. Para outros, a relação com os objetos, e por aí vai.
Leia, pesquise e defina o estilo de vida que você quer ter. Como é a sua casa dos sonhos? Repleta de organizadores com tudo etiquetado ou uma casa com um visual mais limpo, com poucos ou quase nenhum item à visa? Perceba quem é você. Use suas dificuldades em organizar a seu favor na hora de escolher a metodologia que vai ajudar você a sair do modo “não sei por onde começar”.
Uma coisa é garantia: uma casa organizada te dá mais tempo livre por que aumenta sua produtividade. Com tudo no lugar fica mais fácil e rápido realizar pequenas tarefas e, no fim do dia, são minutos que se somam e se transformam em horas livres para você.
E mais, tem vantagens que ninguém te conta, por que só ocorrem no longo prazo. Uma delas, a minha predileta, é que a sua organização interna vai se revelando conforme a organização do seu espaço físico-exterior, vai acontecendo.
É importante falar que metodologias de organização são frutos de experiências, testes e muito trabalho. Apenas colocando em prática, acertando e errando com muita gente é que dá pra dizer que se tem um método que funcione para ainda mais gente.
A mágica da arrumação: o método da guru japonesa Marie Kondo
O método KonMari™, junção do nome e sobrenome da guru, já impactou mais de 11 milhões de pessoas em todo o mundo quando falamos apenas de seus livros. Porém, foi em 2019 que tornou-se ainda mais popular com o seriado Casa em Ordem, da NETFLIX.
O sistema de descarte foi o que mais parece ter ficado registrado na mente das pessoas. A edição do seriado enfatizou muitas pilhas de roupas, sapatos, livros e panelas. Mesmo a metodologia sendo fundamentada em focar no que fica na casa e não no que sai, esse foi o mote escolhido para que um grande número de pessoas pudesse.
Focar no que fica, como assim? Te explico melhor: Escolher aquilo que te traz alegria, o famoso (sparkjoy) é sobre manter em casa apenas os objetos que te conectam com seu estilo de vida e consequente bem estar. Aqueles que não estão nessa categoria, em teoria, não devem permanecer próximo à você e vão para o descarte.
Vale lembrar que o método trata realmente de um certo minimalismo e criação de novos hábitos.
Na prática
Marie Kondo acredita na modificação total do ambiente pela observação do dia a dia das pessoas e pelo toque de todos os objetos. O que ela considera um “Festival” podemos também chamar de “Jornada” que deve se estender no máximo em 6 meses da data do seu início, independentemente do tamanho do seu espaço.
Isso significa organizar todo os espaços da casa observando categorias (roupas, livros, papéis, itens de cozinha, miscelâneas e itens sentimentais). Nunca por cômodo, sempre por categorias.
Por quê dessa forma? Marie Kondo entende que temos os mesmos objetos espalhados por diferentes espaços e por isso, ao organizarmos um cômodo, vamos encontrar as mesmas coisas novamente em outro local e isso torna tarefa interminável e desestimulante.
Premissas do método KonMari™
- Comprometimento com o processo de organização
- Imagine o seu estilo de vida ideal
- Finalize o descarte primeiro
- Organize por categoria e não por localização
- Siga a ordem correta
- Pergunte se aquele objeto te traz alegria
Se formos reduzir o método em apenas dois momentos esses seriam: descarte e achar um local para as coisas.
Uma a um e a participação do cliente
Outro ponto importante da metodologia KonMari™ é a obrigatoriedade da participação da pessoa. Parte decisiva na metodologia é o aprendizado para que se evite o efeito rebote da desorganização pela falta de comprometimento no aprendizado. Por isso que esse método não funciona para treinar funcionários das casas, é uma mudança no estilo de vida. Algo que vai além de colocar itens em caixas.
Tanto é que dentro dessa metodologia não há obrigatoriedade de se adquirir organizadores para a acomodação dos itens. Na verdade as pessoas são encorajadas a utilizar caixas que já possuem ou mesmo realocar objetos da casa para servirem como organizadores.
O aspecto visual da organização no método KonMari™, pode se dizer que é baseado no estilo de vida da pessoa, com os objetos que ela se sente feliz ao seu redor e um aspecto mais leve e clean com a diminuição considerável do número de objetos no ambiente. Ainda que esse não seja o objetivo principal, ele acontece de forma natural.
The Home Edit: A arte de organizar
Se olharmos a tradução do nome diríamos que o método trabalha com a “Edição” da Casa.
A dupla fundadora do método, Clea Shearer e Joanna Teplin, ao organizar os ambientes ao longo da série sobre organização, sempre usa a expressão vamos “editar” quando algum objeto precisa ter outro destino senão a utilização.
Outro ponto importante é a não obrigatoriedade do descarte. As especialistas usam a palavra “arquivar” quando o cliente demonstra insegurança ao fazer o descarte do objeto. O objeto vai para outro local onde não será usado com frequência e assim sai do espaço e do campo visual do cliente no dia a dia.
Donas de um vasto negócio, as duas sócias Clea e Joanna são antigas moradoras da Califórnia e atualmente residem no Tennessee.
O The Home Edit, tem um vasto caminho de sucesso com dois livros, produtos que vão de organizadores, etiquetas, guias , roupas etc..
Presente em todas as redes sociais as duas sócias consolidaram seu trabalho com a edição do seu Programa na NETFLIX, cujo nome em Português seria: “Se Organize com o THE HOME EDIT”
Na prática
As especialistas trabalham com projetos específicos de ambientes que pode ser a casa toda como também um único ambiente que possa estar trazendo algum desconforto para a pessoa ou a família.
Assim como na metodologia KonMari™, existe a conversa inicial para verificar as necessidades dos clientes e tudo que precisa ser feito para que o bem estar dos moradores retorne ao frequentar determinado cômodo.
Feito isso, os clientes geralmente saem da casa e não participam do processo de organização. Nesse momento o time do The Home Edit entra em cena com o projeto de solução para aquele ambiente.
A dupla busca a funcionalidade do espaço, assim como a estética precisa e o posicionamento milimétrico de cada caixa, livro e qualquer objeto no processo de organização.
A criação de sistemas através de caixas organizadoras de acrílico em sua maioria, também de vime ou bambu são o toque preciso e marca registrada da dupla.
Super fãs das cores fortes, as cores do arco íris predominam na maior parte da organização que são mostradas no show e nas redes sociais.
O que é ROYGBIV
Esse é um acrônimo para as cores do arco-íris em Inglês, o ponto alto do sistema de organização das especialistas. Na sequência seria: red (vermelho), orange (laranja), yellow (amarelo), green (verde), blue (azul), índigo (índigo) violet (lilás ou violeta).
A culpa (ou não) em manter tudo que quero
A metodologia do THE HOME EDIT facilita um pouco esse estado emocional quando alguém se depara com objetos que não quer descartar.
Se quero ficar com tudo que tenho, qual seria a solução?
Segundo as especialistas achar lugar para todas as coisas é a grande sacada. Caixas, organizadores e arquivar os objetos em outros lugares também é parte da solução.
Em um minucioso trabalho, as especialistas trazem seu time de Organizers (elas tem prestadoras da empresa em quase todos os estados americanos) e juntas constroem uma logística de objetos, caixas, prateleiras e estantes para que tudo fique visualmente com uma incrível estética, colorida (arco-íris) com belíssimas etiquetas feitas à mão, o que torna o armazenamento ainda mais impecável.
Novamente, vale ressaltar que toda essa renovação conta com mais profissionais de outras áreas além da Clea e da Joanna e sua equipe de Organizers.
O processo e o impacto do momento “antes e depois”
Diferentemente do processo KonMari™ que é feito um a um, na metodologia do THE HOME EDIT, os clientes saem das suas casas e o trabalho é feito exclusivamente pelo time de Organizers sem a participação dos contratantes.
As soluções são elaboradas a partir da perspectiva das especialista e o que elas considerem como melhor solução. O trabalho é apresentado como uma forma de “transformação” e o elemento surpresa me parece ser uma característica do trabalho também.
Ritmo e estilo de trabalho
No processo de organização do The Home Edit existe uma certa ansiedade mostrada em todos os episódios o que pode ser apenas para a TV (pouco tempo para mostrar tudo) o que difere de maneira muito profunda do ambiente de tranquilidade e autoconhecimento que busca a metodologia KonMari™ ao longo do processo de Organização.
Com muitas pessoas ao mesmo tempo trabalhando num mesmo espaço com curtos prazos para terminar, pode realmente ser estressante organizar. Mas é legal ressaltar que o cliente não participa dessa etapa. O formato de atendimento e o estilo de trabalho são distintos nisso: a participação ou não do cliente, o que definitivamente conversa com dois mercados e estilos de vida geralmente opostos.
Num método se busca intimismo, reflexão, mais tranquilidade e a relação um a um em todo o processo. No outro, e não que haja certo ou errado, busca-se uma estética perfeita, impecável, sem a participação dos donos da casa, mas igualmente com soluções práticas de armazenamento, decoração e qualidade de vida.
Descobrir o que te atende é o objetivo deste artigo. Mesmo sendo consultora KonMari™ formada pelas mãos da própria Marie Kondo, já deixei de atender alguns clientes pelo fato deles não se encaixarem no meu estilo de trabalho, e tudo bem.