Sua vida está em ordem para quando você não estiver mais aqui?
Organizar para o inesperado, um tabu que precisa ser desmistificado. Certamente você conhece um amigo ou mesmo já passou por essa situação: um pai internado às pressas e toda uma família sem conseguir encontrar documentos importantes para o desembaraço burocrático da situação ou, ainda pior, o falecimento de alguém próximo que possuía bens e contas às quais ninguém tinha conhecimento ou acesso.
Aí, aquele momento que já é delicado, se torna ainda mais difícil e doloroso. Afinal, quem quer lidar com burocracia pesada em um momento como esse? Por isso mesmo quero abordar esse tema polêmico de forma leve:
Se você sofresse uma emergência hoje: qual seria o seu legado para aqueles mais próximos de você?
Para isso, vou voltar um pouco na história: Durante parte da minha vida ajudei amigos a acharem documentos, reunirem papéis para solicitar aposentadoria, localizar carteiras de trabalho para contagem de tempo de serviço e mesmo resolver questões quando da morte de meus próprios pais. Nada é simples quando já estamos lidando com o luto emocional. Somado a isso, achar papéis, entender onde estão os documentos, providenciar cópias e dar entrada em documentos junto à órgãos e entidades acaba por se tornar um martírio para os familiares.
Essa postagem não será direcionada aos mais velhos, mas sim a todos nós que estamos por aqui e podemos ser apanhados de surpresa com uma situação para a qual não nos preparamos. Não há “idade certa” para ser organizado em relação a esse tema, qualquer hora é ideal para organizarmos o que for preciso.
Não imagine que ao organizar tudo isso você está se preparando para o pior.
No meu entendimento, é justamente o contrário: Tornar leve a vida do outro, seja qual for a situação. Portanto, mãos à obra e faça você também, em qualquer idade, a sua organização e compartilhe com pelo menos 2 amigos próximos ou familiares. Veja 7 pontos de atenção para que você inicie agora mesmos ua organização:
Onde estão os documentos?
Você sabe onde estão seus documentos mais importantes? Então procure e coloque todos em um só lugar. Lembre-se de colocar etiquetas explicativas. Não assuma que as pessoas sabem sobre você. Sinalize tudo. Pode ser numa pasta, gaveta ou num arquivo mas reúna tudo mesmo. Sua família sabe sobre seus bens, situação bancária, contato do seu contador, advogado e mesmo sua vontade caso seja acometido por uma doença grave? Então mãos à obra e sem receio de estar “atraindo coisas negativas”, seja assertivo e decida hoje para que seus amados não precisem fazer isso sem saber nem mesmo qual seria a sua vontade.
Esses profissionais, via de regra, tem informações de Imposto de Renda, dados bancários etc. Use isso a seu favor: registre tudo em um documento feito por você e coloque na sua coleção de documentos.
Você tem seguro de vida, plano de saúde?
Registre tudo isso com dados, validades e informações relevantes para uma internação de emergência. Muitas pessoas são surpreendidas negativamente ao se internarem e nem mesmo sabem qual a cobertura do seu plano de saúde ou mesmo os hospitais que atendem. Se você fez seguro de vida registre também todos os dados na sua coleção de documentos. Hoje temos a facilidade de tudo estar online mas lembre-se que se só você tem acesso por senha isso pode sim, ser um problema.
Banco: um ponto crucial!
Acessar sua conta bancária é algo que só você pode fazer. Na sua ausência você precisa de uma procuração ou mesmo um alvará (expedido pela justiça em caso de falecimento) para qualquer movimentação na sua ausência. Se antecipe e aprenda como isso funciona para que na sua coleção de documentos importantes haja soluções para essas situações.
Testamento e inventário
Assunto complexo em todos os níveis. Por isso, se informe sobre como deixar essa questão de herança e bens a partilhar bem esclarecida com o seu advogado. O custo dessa desordem pode ser caro e levar anos para ser resolvido. Não imagine que os herdeiros terão o investimento financeiro necessário para abrir um inventário ou mesmo pagar as despesas com o Advogado para realizar o processo.
Despesas mensais
Existem pagamentos mensais e despesas que fazemos todos os meses. Liste tudo isso e faça com que todos os dados estejam lá. Imagine alguém chegando na sua casa para entender o que aconteceu e nem saber o que você paga mensalmente e suas despesas? Pois é, se imagine aí, nesse lugar. Comece percebendo que organizar é se libertar de preocupações para você e para os outros.
Online ou impressos em uma pasta
Qualquer que seja a sua escolha opte por sinalizar onde estão e quais são as senhas de acesso a tudo que precisa para que uma outra pessoa que não seja você possa assumir a rotina no minuto que você não mais puder fazer isso.
Documentos atualizados
Você já deve ter passado por alguma situação ou mesmo conhece alguém que ao tentar viajar, ou sacar alguma quantia junto ao Banco, Governo deparou-se com um documento fora da validade. Que tal sempre dar uma olhada nos seus documentos principais e mantê-los atualizados?