Rede de apoio: uma mão ajuda a outra e todo mundo descansa nas férias
Em tempos de redes sociais, acho fantástica a possibilidade de convocarmos as pessoas em torno de objetivos comuns. Isso é visível na internet, mas pode ser aplicado na vida real também.
Por isso, nossa conversa de hoje será sobre como aproveitar melhor a sua rede de apoio, ou até mesmo como formar uma, caso você pretenda programar algo dentro de um orçamento realista para o mês de julho.
Ter e ser parte de uma rede de apoio pode fazer toda a diferença
Você anda com o orçamento justinho nestes tempos atuais? Já imaginou que a sua família pode não ser a única a estar assim? Pois é, eu já falei por aqui que a crise pegou todo mundo mas que curtir as férias é uma questão de se programar, e é aí que entra a tal rede de apoio. Que tal movimentar as pessoas do seu círculo e começar a pensar em como todos juntos podem transformar esse período num momento de lazer sem maiores gastos?
Quem tem filho sabe como a vida de pai e mãe é corrida. Por isso, uma rede de apoio formada entre pais é sempre uma boa opção. Os pais e mães que trabalham o tempo todo e não terão férias junto com os filhos podem conversar com aqueles pais tem horários mais flexíveis, que podem ajudar com passeios, promover cinema em casa, oferecer o quintal ou mesmo levar adolescentes a algum lugar na cidade.
Outra boa opção de rede de apoio são os amados avós, sempre tão ávidos em estar com os netos. Ou ainda aqueles amigos que adoram crianças e que vão passar as férias na cidade, sem viajar. Será que eles não formam uma boa rede de apoio para uma programação de férias legal?
Contar com uma rede de apoio é ótimo, mas não se esqueça de ser parte da sua rede de apoio também. O legal é saber dosar. Como eu já disse, planejamento é fundamental. Quando todos pensam, planejam e se organizam, todos podem descansar e se divertir igualmente. Eu, por exemplo, em função de meu horário de trabalho, sempre fiz parte de redes de apoio, dando muita carona e recebendo os amigos das minhas filhas em minha casa nas férias de julho.
E você? Já pensou em como montar a sua rede de apoio?
Pense no que você pode oferecer, no que você espera receber e se informe antes de ficar imaginando que não pode contar com ninguém. Crie opções, gere possibilidades e aproveite as férias de julho para se divertir e descansar também.